Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
A equipe faz a triagem diariamente no ginásio do corpo de bombeiros
A estação mais fria do ano chega oficialmente no dia 21 de junho e de acordo com os meteorologistas a segunda quinzena do mês promete ser de temperaturas bem baixas. Mas, para fazer o inverno de pessoas carentes mais quentinho a solidariedade sempre começa antes. O problema é que este ano o estoque da campanha do agasalho está mais baixo, faltam doações para completar os kits. A necessidade é de cobertores, roupas infantis (de 0 a 6 anos de idade) e roupas masculinas.
A coordenadora da Central de Doações, Márcia Paim comenta que o problema é que assim como nas outras edições, estão sendo doadas peças de verão, mais que roupas quentes.
Bombeiros e cães que atuaram em Brumadinho serão condecorados nesta sexta
Em Santa Maria a campanha começou no dia 17 de maio, dia em que o município completou 161 anos. Para fortalecer a arrecadação e distribuição das peças doadas a prefeitura e o Estado decidiram unificar as duas iniciativas. O objetivo da parceria é agrupar os mesmos pontos de coleta, ao todo são 28 locais. Até agora, já foram arrecadas 9 mil peças de roupas e cobertores e foram entregues cerca de 7 mil.
Confira, em vídeo, como deve ser feito o cadastro:
Desde segunda-feira começou a ser feito no ginásio da sede do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (localizado entre as ruas Coronel Niederauer e Visconde de Pelotas) o cadastro das famílias e a entrega das peças, porém, em função da grande demanda registrada no início, a coordenação decidiu não fazer todos os dias conforme estava previsto, e sim, limitar apenas às terças e quintas-feiras, das 8h ao meio-dia. Nos outros dias a equipe buscas as doações nos outros pontos de coleta espalhados pela cidade e faz a triagem das peças.
Até às 12h de quinta-feira foram feitos 230 cadastros. A dona de casa Janete Santos Geraldo, 35 anos, foi uma das pessoas que procurou o local na manhã de ontem. Ela levou o documento de identidade e passou informações como os nomes, as idades dos três filhos e o tamanho de roupa para levar para casa dos kits.
- É a primeira vez que faço o cadastro. Essas roupas e os cobertores vão ajudar muito no inverno, vai ser mais quente que os outros anos - disse Janete que mora no bairro Salgado Filho.
21 opções para curtir o Dia dos Namorados em Santa Maria e região
Com uma sacola nas mãos, um senhor que não quis se identificar levou as doações até o ginásio. Ele disse que para quem doa o significado é grande. O homem doou cobertor, as camiseta e moletom.
A campanha seguirá até o dia 31 de julho em Santa Maria.
Confira os pontos de doação:
- Farmácias São João
- Shopping Praça Nova
- Gaudérios do Asfalto
- Associação dos Transportadores Urbanos de Passageiros de Santa Maria (ATU)
- Ônibus de transporte público urbanos
- Lojas Paraiso
- Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL)
- Supermercados Beltrame
- Rede de Postos Sim
- Ginásio do Corpo de Bombeiros